sexta-feira, 27 de maio de 2011

PONTO CULTURAL - CENTRO CULTURAL MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO


O CCJB funciona como um centro de referência a Cultura Afro-Brasileira, sendo o único no gênero na América Latina, seu prédio tombado com uma arquitetura renascentista foi construído em homenagem ao patriarca da Independência José Bonifácio.
O prédio foi construído com o intuito de abrigar uma das primeiras escolas públicas da cidade, tendo sido uma solicitação de D. Pedro II. O ginásio da escola foi extinto ficando o prédio desocupado até março de 1977, período no qual foi instalado a Biblioteca Popular Municipal da Gamboa. No ano de 1994 o palacete histórico foi reformado, ganhando esculturas com inspirações africanas e as diversas unidades do centro receberam nomes de personalidades-símbolos da cultura afro-brasileira.
O centro cultural tem uma biblioteca especializada com um acervo de mais de 750 títulos sobre o tema. O espaço dispõe de infra-estrutura que contempla cinco galerias para exposição, uma sala de teatro com capacidade para receber 100 pessoas, um auditório para 50 pessoas, uma quadra aberta para eventos externos para 300 pessoas, cinco salas para atividades diversas e uma outra sala exclusivamente dedicada à dança.
Com todo esse espaço é uma pena que não ocorra mais eventos, a Gamboa chora por ter um espaço tão bom e não ter evento nenhum para proporcionar a comunidade. Na esperança de que ocorram melhorias para este espaço cultural nos despedimos, clamando por mais eventos em nosso Centro Cultural.
 

15 comentários:

  1. Se faz muito importante que o BAIRRO DA GAMBOA, esteja sendo destaque dentro da Regiao Portuaria da Cidade do Rio de Janeiro. E muito valioso e importante que todos reconhecam, os grandes e valiosos acervos historicos e arquitetonicos existentes, dentro do bairro da Gamboa. Parabens a AMAGA-Associacao de Moradores e Amigos do Bairro da Gamboa e Adjascencias e aos seus administradores.

    ResponderExcluir
  2. Gamboa é um bairro do centro da cidade do Rio de Janeiro, localizado na Zona Portuária carioca ("Centro Velho"), dotado de comércio e indústria em expansão e de residências de classe média-baixa. A palavra "gamboa" significa um pequeno esteio que, quando se enche de água com o fluxo da maré, normalmente enchendo-se de peixes na preamar; uma pequena lagoa junto do mar; daí o nome do bairro, que se localiza justamente onde o mar encontra grande parte do território do centro carioca.
    Índice

    Gamboa
    Bairro
    O enorme Moinho Fluminense, mais interessante e significativa construção industrial histórica da cidade do Rio de Janeiro.
    O enorme Moinho Fluminense, mais interessante e significativa construção industrial histórica da cidade do Rio de Janeiro.
    Zona Centro
    Cidade Rio de Janeiro
    Área
    - Total 111,29 ha
    População (2000)
    - Total 10 490
    Limites Centro, Santo Cristo, Saúde

    ResponderExcluir
  3. Região portuária do Rio de Janeiro ganhará novas vias
    04 de maio de 2011 • 04h09

    A prefeitura do Rio de Janeiro desapropriou quatro imóveis perto da Rodoviária Novo Rio: dois ficam na Avenida Rodrigues Alves, números 845 e 847, e outros nos números 702 e 716 da Rua Equador. Os endereços darão lugar a novas vias para desafogar o trânsito, após a derrubada do Elevado da Perimetral. As desapropriações foram publicadas ontem no Diário Oficial.

    Nos terrenos, ainda ocupados, funcionam galpões e uma oficina mecânica. Os imóveis são de propriedade particular. O próximo passo é a negociação da indenização a ser paga pelo município.

    A decisão de desapropriar faz parte da segunda etapa do projeto Porto Maravilha. Nesta fase, que ficará pronta em 2014, vai haver ainda a construção de túnel de dois quilômetros entre a Praça Mauá e a Av. Rodrigues Alves - no trecho entre o Arsenal da Marinha e o Armazém 5 -, de duas rampas ligando o viaduto do Gasômetro ao Santo Cristo, a ampliação do atual túnel ferroviário sob o Morro da Providência para receber o tráfego de veículos e a reurbanização de aproximadamente 40 km de vias - pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação, arborização de calçadas e canteiros -, implantação de outras novas vias e trechos de ciclovias.

    Com as mudanças, a Avenida Rodrigues Alves passa a ser uma via expressa, o que significa não ter sinais de trânsito nem ponto de ônibus. Dentro do projeto da prefeitura, nas vias, serão implantados o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Só após a finalização dessa fase, a prefeitura vai implodir a Perimetral.


    FONTE:
    O Dia

    ResponderExcluir
  4. História e Origens do Nome

    O bairro da Gamboa está diretamente ligado à do bairro da Saúde pois são próximos, possuem caracterísiticas semelhantes, sofreram intervenções urbanisticas semelhantes, e ambos tinham duas belas enseadas, as praias da Saúde e da Gamboa, praias e enseadas estas que não mais existem. Portanto, se ao se interessar pela história da Gamboa, é interessante ler também sobre a história e fatos ligados ao bairro da Saúde.

    A Gamboa, embora fosse conhecida como área vizinha e encostada no bairro da Saúde, somente surgiu oficialmente no ano de 1981, como um desmembramento do Bairro da Saúde.

    Se até o século 19, a Gamboa como seu bairro vizinho formavam belos cenários pitorescos, no século 20 se tornaram parte da zona portuária, e no início do século 21, ambos são bairros em revitalização e ressurgimento.
    A Enseada da Gamboa

    Uma das antigas praias do litoral da Cidade do Rio de Janeiro, que ficava junto, porém alem da também praia e enseada da Saúde, era chamada de "Praia da Gamboa". Naquele local havia pescadores, moradores das proximidades que alí armavam "gamboas", ou seja, construiam pequena represas com intuito de capturar os peixes que nela entravam durante a maré alta. Eis então a origem do nome, que se estenderia por todo o local.

    Aterros ao longo da praia se sucederam demarcando uma rua que conservava o nome de Gamboa, e que por sua vez se estendeu por todo o bairro.

    É na Rua da Gamboa, que fica o cemitério mais antigo do Rio de Janeiro, o chamado Cemitério dos Ingleses. Este cemitério foi fundado em 1815, por solicitação e iniciativa de um embaixador britânico no Brasil, Lorde Strangford, que clamava um local para sepultar os protestantes que falecessem no Brasil, ou seja, mais precisamente no Rio de Janeiro então capital do Reino do Império Português, que passou à se chamar naquele ano Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

    Foi na Gamboa que também surgiu o termo "Favela", quando um grande número de soldados que participaram da "Guerra dos Canudos", muitos deles do Norte e do Nordeste, tiveram que construir habitações precárias, já que não tinham alojamentos nem habitações condignas. O nome "Favela" era uma alusão á um local, fronteiriço ao arraial dos Canudos na Bahia, onde provavelmente as tropas ficavam ou onde se deram os combates. Estas soluções precárias de moradia na Gamboa ficavam mais especificamente

    ResponderExcluir
  5. SÃO PAULO - A ação do homem na natureza provocou a queda de 2,6 bilhões de árvores na Amazônia Legal (território que engloba os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima e parte do Mato Grosso, de Tocantins e do Maranhão) até 2002, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Cerca de 4 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia brasileira, de acordo com o levantamento, eram originalmente recobertos por florestas e, até 2002, a área desmatada já correspondia a 15,3% do total da vegetação. "O processo de desmatamento acentuou-se nas últimas quatro décadas, concentrado nas bordas sul e leste da Amazônia Legal", destaca o documento.

    Um dos principais fatores que levaram ao desflorestamento foi a pecuária. O estudo mostra que 51,7% da vegetação antropizada (modificada por interferência humana) da região deriva da criação de gado, enquanto a vegetação secundária (que surge naturalmente após o abandono de áreas antes usadas pelo homem) responde por 32,1%, e a agricultura, por 15,2%.

    Em 2002, os estados do Maranhão, de Goiás, do Tocantins, do Mato Grosso e de Rondônia reuniam mais de 20% da vegetação antropizada.

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/06/01/desmatamento-eliminou-2-6-bilhoes-de-arvores-na-amazonia-ate-2002-924583209.asp#ixzz1O35LZz6Q
    © 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

    ResponderExcluir
  6. RIO - Com um histórico último lugar no ranking de licenciamentos de obras no Rio, a Área de Planejamento 1 - que inclui o Centro e a Zona Portuária - vem mostrando fôlego nos primeiros quatro meses de 2011, o que, se confirmado até dezembro, poderá desbancar a Barra do topo dos locais mais procurados pelas construtoras. A região já está em segundo lugar, com quase 270.368 metros quadrados licenciados de janeiro a abril de 2011. O número é 71% maior que o volume de licenciamentos de todo o ano passado, quando foram concedidas autorizações de obras para 158.221 metros quadrados na mesma região. Quando a comparação recai sobre os primeiros quatro meses de 2010, o número de licenciamentos cresce 4.363%.

    PRESERVAÇÃO: Pedidos de reforma de prédios tombados aumentaram 30% desde 2009, mas burocracia ainda é um problema

    O boom imobiliário no Centro foi noticiado na terça-feira por Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO. De acordo com a Secretaria municipal de Urbanismo, na cidade como um todo, o crescimento no número de licenciamentos foi de 27% nos quatro primeiros meses de 2011: subindo de 1,24 milhão de metros quadrados em 2010 para 1,58 milhão de metros quadrados em 2011.

    Apesar de o Centro ainda estar, em números absolutos, distante da Barra - a Área de Planejamento 4 (que inclui o bairro) obteve até agora autorização para a construção de 711.174 metros quadrados - o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, acredita que a AP-1 tem chances de ultrapassar o bairro considerado há décadas o paraíso das construtoras. Segundo Dias, o crescimento na procura pelo Centro pode ser atribuído aos investimentos públicos que já vêm sendo feitos na infraestrutura do Porto e à modificação da legislação urbanística da região no ano passado, que abriu precedente para a construção de prédios de até 50 andares.

    O secretário acredita ainda que a onda de licenciamentos deverá crescer sobretudo após os primeiros leilões dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), previstos para o segundo semestre.
    Licenciamentos no Centro crescem 27% nos primeiros 4 meses do ano e só não superam os da Barra

    Publicada em 31/05/2011 às 23h53m
    Isabela Bastos

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/05/31/licenciamentos-no-centro-crescem-27-nos-primeiros-4-meses-do-ano-so-nao-superam-os-da-barra-924582451.asp#ixzz1O36HM8et
    © 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.



    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/05/31/licenciamentos-no-centro-crescem-27-nos-primeiros-4-meses-do-ano-so-nao-superam-os-da-barra-924582451.asp#ixzz1O36AH2iO
    © 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

    ResponderExcluir
  7. Rio+20

    01/03/2010 20:54 - Em Questão edição nº 958 - 06/01/2010


    A cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012. O encontro recebeu o nome de Rio+20 e visa a renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Serão debatidos a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. A Rio+20 insere-se, assim, na longa tradição de reuniões anteriores da ONU sobre o tema, entre as quais as Conferências de 1972 em Estocolmo, Suécia, e de 2002, em Joanesburgo, África do Sul. www.mma.gov.br

    ResponderExcluir
  8. A CONSCIENCIA SOCIAL POPULAR DE UM BAIRRO
    GAMBOA UM MODO DIFERENTE DE VER O BAIRRO.

    Muitas vezes diante do inesperado, nossa consciencia se manifesta...O ser humano tem por base certas regras de comportamento, que na verdade sao o resultado final do processo educativo que recebemos...Tomemos por exemplo uma questao muito interessante...A CONSCIENCIA SOCIAL DE UM BAIRRO.
    Todas as pessoas necessitam morar em algum lugar, e neste lugar estas pessoas sao obrigatoriamente forcadas a conviver, coexistir e interegir socialmente; mesmo que nao existam grandes afinidades entre grupos ou vizinhos...No caso do bairro da Gamboa, regiao portuaria da Cidade do Rio de Janeiro, temos algumas caracteristicas interessantes...Uma populacao de 10490 moradores, proximo geograficamente dos grandes centros de trabalho e lazer da cidade, com uma boa rede de transportes de massa; Metro,Trens,Rodoviarias,Aeroportos e Onibus...
    E para completar uma gigantesca area subutilizada, que pertence ao governo federal...
    Temos tambem no bairro da Gamboa, importantissimos acervos arquitetonicos e culturais, que ficaram no ostrascimo das autoridades publicas por mais de cinco decadas.
    Mais o povo ou seja os moradores do bairro da Gamboa, estao subdividos em tres segmentos sociais muito distintos...Temos os ¨ANTIGOS MORADORES¨,Portugueses, Espanhoes ou Italianos e seus descendentes, que deixaram casas, lojas, galpoes, como heranca para filhos e netos;(SAO A MINORIA DA POPULACAO)...Temos os ¨MORADORES DESCENDENTES¨, que receberam estes imoveis como heranca, mais nao se interessam no ato de preservacao historica ou conservacao dos mesmos...Temos os EMIGRANTES MORADORES¨, que chegaram no bairro da Gamboa, nos anos 70, 80 que sao em siua maioria das regioes do norte e nordeste do Brasil, que este processo gerou seus descendentes que deram; frutos de duas ou tres geracoes, e formataram uma nova CONSCIENCIA SOCIAL POPULAR DO BAIRRO DA GAMBOA...Hoje temos uma mistura de gente, sentimentos, culturas e comportamentos que reordenaram a velha matriz comportamental dos moradores do bairro da Gamboa...E importante destacar que o bairro da Gamboa hoje, e muito interessante, pois reflete esta mistura social e gera uma nova realidade social de muitas pessoas que buscam apenas viver e deixar rolar os sentimentos...
    GAMBOA...UMA ENSEADA DE PRAIA, ONDE O MAR ADENTRA TRAZENDO SEMPRE NOVIDADES E LEVANDO ONDAS MAR A DENTRO...

    ResponderExcluir
  9. CONVITE


    Prezados moradores, comerciantes e trabalhadores da Região Portuária do Rio de Janeiro,


    É com prazer que convidamos todos os interessados para participar de uma reunião com a equipe do Porto Maravilha.


    A expectativa é que a segunda fase do Projeto Porto Maravilha se inicie ainda no mês de junho.


    Apresentar o projeto e ouvir sugestões e demandas é muito importante para que todos sejam contemplados e participem das mudanças tão significativas que vão mudar a cara da Região Portuária do Rio.


    Participe!


    Onde e quando?

    Quarta-feira, 8 de junho, às 18h, na Casa do Pequeno Jornaleiro - Fundação Darcy Vargas

    Rua Sousa e Silva, 112, Saúde - Mapa



    www.portomaravilha.com.br

    www.blogportomaravilha.com.br




    --

    Clarice Tenório Barretto

    Assessora de Comunicação

    CDURP - Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro
    S
    ecretaria de Desenvolvimento
    Rua Gago Coutinho, 52/5º andar - Laranjeiras - RJ
    Tel: + 55 21 2976-6640
    clarice@cdurp.com.br
    www.portomaravilha.com.br
    Siga-nos no twitter: @portomaravilha



    --

    Clarice Tenório Barretto

    Assessora de Comunicação
    CDURP - Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro
    Secretaria de Desenvolvimento
    Rua Gago Coutinho, 52/5º andar - Laranjeiras - RJ
    Tel: + 55 21 2976-6640
    clarice@cdurp.com.br
    www.portomaravilha.com.br
    Siga-nos no twitter: @portomaravilha

    ResponderExcluir
  10. RIO - Atendendo a uma das reivindicações dos bombeiros, o governador Sérgio Cabral anunciou na tarde desta quinta-feira a criação da Secretaria de Estado de Defesa Civil, tendo como titular o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões. Em nota, o governo informou ainda que enviou à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) uma mensagem antecipando de dezembro para julho os seis meses de reajustes salariais de 5,58% para bombeiros, policiais militares, policiais civis e agentes penitenciários, previstos nas leis 5.767 e 5.768, de 2010. Segundo Cabral, o reajuste vai gerar um impacto de R$ 323 milhões no caixa do estado.

    ResponderExcluir
  11. SEGREDOS REDESCOBERTOS DA GAMBOA.

    Eramos um outro bairro...
    Mais o tempo descrevendo suas inquestionaveis demandas, se fez imperativo no ato de redirecionar caminhos, e determinando alteracoes historicas que na sua matriz sao oriundas do mesmo berco historico.

    Hoje vivenciamos uma nova era; neste Seculo XXI, ano de 2011 e de redescobrir nossos segredos historicos, no atual bairro da Gamboa, pertencente a Regiao Portuaria da Cidade do Rio de Janeiro. Observamos a chegada do POROJETO PORTO MARAVILHA, um reordenamento socio-economico urbanistico, que revolvera, nossas origens historicas, tocara de forma significativa nossas origens artisticas e culturais, todas elas frutos de trezentos anos de historia do Brasil...O CAIS DO VALONGO...O CAIS DA IMPERATRIZ...O ENTREPOSTO COMERCIAL E NEGREIRO DA PEDRA DO SAL...O COMPLEXO FABRIL DO MOINHO FLUMINENSE...O CEMITERIO DOS INGLESES...O MACICO DO MORRO DA PROVIDENCIA...O CEMITERO DOS PRETOS NOVOS...O PREDIO DO EX-COLEGIO JOSE BONIFACIO...O DESTRUIDO MOINHO INGLES;(Todo o material de construcao veio da Inglaterra)...) COLEGIO PEDRO II...O PREDIO DO 5° BPMERJ/PRACA DA HARMONIA...O PREDIO DA EX-ESCOLA REPUBLICA DA COLOMBIA...O PREDIO DE DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS E TORRE DA ESTACAO MARITIMA PIER MAUA...E temos tambem as origens do berco do Samba de Rua, dos quilombolas que foram frutos do nefasto processo escragista do Brasil Colonial.

    ResponderExcluir
  12. A AMAGA reuniu nesta; Quinta-Feira: 16/06/2011,no horario das: 19:00 horas; em sua Sede Social a Prefeitura do Rio, CDURP, Moradores, Entidades locais, para receber o projeto de obras e reformas da Praca Coronel Assunca/Harmonia, e acrescentar melhorias ao projeto Porto Maravilha. Acreditamos que poderemos construir um bairro da Gamboa melhor para todos, e trazaer qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  13. Profª Zuleika de Castro - SPD/RJ 35622 e Dança Cigana - UCB nº 111 disse...

    O grupo de 3ª Idade do Centro Cultural José Bonifácio, no momento em obras está sem o espaço necessário . Para que possamos realizar todas as atividades; dança, teatro, coral e artestamos sanato.
    Nos foi cedido um espaço de 1:15 para a dança , uma vez por semana no Galpão da Gamboa, muito carinhosamente. Onde somos muito bem tratados, porém o tempo é curto, para que possamos desenvoler nos objetivos.
    Peço o apoio da AMAGA, para nos ajudar a encontrar um espaço onde possamos desenvolver plenamente nossas atividades, como inhamos desenvolvendo durante 10 anos no Centro Cultural José Bonifácio.

    ResponderExcluir